top of page

Aqui compreendemos e passamos aos nossos clientes, amigos e leitores que, INFORMATÍCA não é só uma relação de componentes técnológicos de informação, e também não é somente uma ciência que se dedica ao tratamento da informação mediante o uso de computadores e demais dispositivos de processamento de dados. Aqui lhe traremos um novo conceito da palavra INFORMÁTICA.

Dicas Básicas e Práticas.

  • pinterest.png
  • facebook.png
  • youtube.png
   Entenda facilmente o que é HARDWARE e SOFTWARE.

Hardware (Parte Física)

 

São as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco rígido, a memória, entre outros itens utilizados na fabricação de um computador ou equipamentos eletrônicos. Esses elementos se comunicam com os demais através do barramento, um dos componentes da placa-mãe.

 

Então o Hardware também pode ser chamado de Periférico?

 

Não. Todo periférico é um hardware mas nem todo hardware é um periférico. 

Para as pessoas leigas no assunto, isso acaba confundindo um pouco né?

 

Explicaremos da seguinte forma, os periféricos são componentes opcionais que você pode ou não utilizar com o hardware, ou seja, a falta deles não impede o funcionamento ou a utilização do hardware, exemplo, na falta de um teclado você tem a opção do teclado virtual do seu computador, outro exemplo, sem o mouse você pode utilizar as teclas de atalhos e combinações de teclas, já os hardwares são necessários para o funcionamento e utilização do conjunto, exemplo, sem a fonte você não pode ligar o computador, sem o monitor você não poderá ver e realizar qualquer coisa, então há muitos outros itens a ser mencionados.

 

Então compreendemos que:
Hardware são todas as peças do computador: Fonte, placas, processador, memórias, monitor, mouse, teclado etc. 
Periféricos são dispositivos de entrada e saída: Teclado, mouse, monitor, caixas de som, scanner, impressora, telefones, tablets etc.

Os periféricos constituem três grupos

 

Periféricos de Entrada: Teclados, mouses, scanners, microfones, câmeras etc.

Periféricos de Saída: Monitores, impressoras, caixas de som, fones etc.

Periféricos Mistos (entrada e saída): Monitores touchscreen, pen drivers, gravador de mídias etc.

 

Agora que compreendemos sobre Hardware veremos o significado e a compreenção de Software.

Software (Parte Lógica)

 

Todos já ouviram falar em "SISTEMA OPERACIONAL" e muitos ainda assim não sabem o que é e pra que serve. Alguns de vocês já se depararam com a situação de tentar levar um problema que está acontecendo no seu computador ao técnico sem levar o computador (hardware) e o técnico lhe perguntar "QUAL É O SISTEMA OPERACIONAL DO SEU COMPUTADOR" e você nem saber do que ele esta falando!

 

O sistema operacional é o intermediário do hardware e software, sem ele não há possibilidade de usar um computador, notebook, tablet ou celular.

 

Mais então o Sistema Operacional não é um software?

 

Sim ele é, porém o Sistema Operacional é o primeiro software a ser acionado ao ligarmos o hardware e é responsável pelas informações ou seja uma sequência de instruções a serem seguidas ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado, informação ou acontecimento de seu hardware.

 

Outras formas de compreendermos isto é que, o computador só tem o perfeito funcionamento com o seu software adequado para cada dispositivo (Hardwares) e é totalmente dependente do outro.

O que é Manutenção Preventiva e pra que serve?.

 

Manutenção preventiva ou manutenção prévia é toda a ação de previnir sistemáticamente sobre controle ou monitoramento do equipamento, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho de seu funcionamento. A manutenção não aumenta a confiabilidade, apenas leva o equipamento a operar sempre próximo das condições em que saiu de fábrica.

Serve para, como o próprio nome diz, previnir que haja problemas futuros, a falta de manutenção causa, falta de desempenho do equipamento e até mesmo a perda do equipamento.

 

Em nossa galeria de fotos você poderá ver a diferença de aparelhos antes e depois de uma boa manutenção preventiva e dirá por sí próprio os benefícios que pode trazer.

 

O aquecimento causado pelo acúmulo de poeira no decipador e cooler (FAN) do processador é uma das principais causas de lentidão no computador em muitas vezes ocasionando a queima e perda do processador.

 

Leia e saiba mais sobre este assunto em nosso link a página Defeitos Comuns.

bottom of page